Breaking

29 de jun. de 2016

Síndrome de Burnout em Professores: A doença do esgotamento profissional

            Social Science & segunda edição de junho da medicina - era determinar se havia uma correlação entre os níveis de burnout  dos professores com seu ambiente de trabalho, o que inclui sua relação direta com seus alunos. Os autores do estudo observaram que os alunos que sofrem de níveis mais elevados de estresse sofrem de problemas de saúde mentais, problemas de adaptação na escola e claro o desempenho acadêmico, o medo das famosas notas baixas que causam insegurança com relação ao futuro, medo de desapontar os pais e em alguns casos até mesmo castigos de todo tipo.
Segundo novos estudos o esgotamento do professor pode estar ligado também a alunos estressados. O objetivo do estudo - publicado na revista.
          Pesquisadores de psicologia educacional levaram amostras de saliva e testaram os níveis de cortisol - um hormônio que é liberado em resposta ao estresse - de 406 alunos nos graus 4 a 7 em 17 salas de aula em todo Metro Vancouver. Os professores responderam a um questionário listando sua satisfação no trabalho, bem como os seus sentimentos emocionais em relação a seu trabalho e seus alunos.
          No site tuasaude.com, o Dr. Arthur Frazão diz: A síndrome de burnout é caracterizada por um estado de exaustão física, emocional ou mental devido ao acúmulo de estresse no trabalho, sendo, por isso, muito comum em profissionais que têm que lidar com a pressão ou a responsabilidade, como os professores ou enfermeiros, por exemplo. Desta forma, os sintomas físicos da síndrome de burnout incluem:
  • Dores de cabeça constantes;
  • Tonturas;
  • Alterações no sono;
  • Problemas digestivos;
  • Falta de ar;
  • Excesso de cansaço.
Já os sintomas psíquicos da síndrome de burnout podem ser:
  • Ansiedade;
  • Dificuldade em concentrar-se;
  • Variações de humor;
  • Perda de motivação no emprego;
  • Ficar isolado dos colegas de trabalho.
  • Além disto, outros sinais da síndrome de burnout incluem o indivíduo demorar muito tempo em realizar as suas tarefas profissionais, assim como faltar ou chegar atrasado muitas vezes ao trabalho.
           Nas salas de aula onde os professores relataram sentir exaustão emocional ou esgotamento, os estudantes também tinham níveis elevados de cortisol. níveis mais altos de cortisol são um indicador biológico de estresse. As pesquisas também mostraram que os professores podem também serem contagiosos emocionalmente para as crianças que ensinam. "Não se sabe o que veio primeiro: Cortisol elevado ou esgotamento professor Consideramos a ligação entre aluno e professor estresse um problema cíclico na sala de aula", disse Oberle.
         No entanto, o estudo observa que o estresse poderia originar de alunos, visto que em geral são os professores que tem que lidar com problemas comportamentais e outros estresses comuns da profissão como salários baixos, turmas superlotadas, varias horas de trabalho, provas e atividades de alunos para corrigir mais preparação de aulas e provas, isso e outros fatores estão levando muitos professores a desenvolverem a Síndrome de Burnout.
        Ambos os investigadores da ligação dizem que o estudo mostra que é preciso haver mais apoio para ajudar a evitar o desgaste do professor e, por sua vez, os níveis de estresse dos alunos. "Se nós não apoiarmos os professores, correremos o risco de nossos alunos também sofrerem os danso colaterais", disse UBC professor de educação Kimberly Schonert-Reichl, co-autor do estudo.
Fonte: http://www.ctvnews.ca/




Nenhum comentário:

Postar um comentário