domingo, 3 de julho de 2016

10 sinais claros de que você está prestes a ser DEMITIDO

     
A maioria das pessoas ficam surpresas quando ouvem as palavras "você está demitido." Alguns ficam até mesmo chocados.  Mas, ao olhar para trás sobre a situação, quase todo mundo percebe que teve alguns sinais - e apenas escolheu ignorá-los, diz Robert Dilenschneider, autor de " 50 Plus!: Critical Career Decisions for the Rest of Your Life (decisões críticas de carreira para o resto de sua vida)."

      Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho e o autor de "Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job," (Tradução livre: Como domar as terríveis tiranias dos escritórios de trabalho: Aprenda a Lidar com o chefe e prosperar na carreira), diz que os profissionais mais experientes sempre  ficam atentos para os sinais clássicos de que seus empregos estão em perigo. Dessa forma, quando eles percebem o sinal vermelho aparecendo, podem tentar virar o jogo antes que seja tarde demais.

Aqui estão 10 sinais de que você pode esta com os dias contados em sua empresa.

1- Você está com um sentimento ruim no ambiente de trabalho 

Esse com certeza é o primeiro sinal, por que é quando voce percebe algum indicativo de que algo ta errado. Se você  se sentir como se estivesse prestes a ser demitido então comece a fica alerta, claro que poderia ser apenas na sua cabeça. Mas também pode ser verdadeiro, desde que voce encontre algo real em que se possa basear suas dúvidas.
Esse primeiro sinal serve mesmo para voce  começar a procurar outros sinais.

2- Você anda recebendo avaliações ruins de desempenho 

        A avaliação negativa nem sempre é sinônimo de demissão, mas em conjunto com outros feedbacks ruins pode significar problemas, diz Taylor: "O seu empregador precisa criar uma trilha de papel, por isso, juntamente com avisos, seu empregador irá utilizar uma avaliação de desempenho para documentar as áreas problemáticas. "
      Mais do que uma má avaliação de desempenho é com certeza um mau sinal, acrescenta Michael Kerr, um negócio internacional palestrante  "Dependendo de quão ruim foi, pode ser dado a sua primeira avaliação de desempenho a chance de se fazer correções e melhorar, mas uma série de comentários críticos de desempenho poderia ser um sinal importante de que seu trabalho está em perigo."
As frases mais críticas  durante as avaliações de desempenho incluem " Você não está se ajustando a forma de nossa empresa trabalhar" "Você  não está trabalhando em equipe, " " Sua personalidade não está ajudando a equipe a crescer" ou " Você tem um grande problema de atitude. "
        "Se você ouvir qualquer um destes tipos de críticas, então chegou a hora de começar a ficar muito atento ao seu futuro", diz ele.


3- Você anda sendo deixado de lado de reuniões ou assuntos importantes da empresa.

   Você não está sendo convidado para reuniões de decisões ou não é mais incluídos nos e-mails importantes ou se de repente você perdeu  acesso a informações importantes para executar bem seu trabalho, é um sinal preocupante de algo pode está muito errado, diz Taylor. Quando uma empresa está se preparando para demitir alguém ,  às vezes limitam ou revogam o acesso do empregado a determinadas contas um pouco prematuramente. Cuidado por exemplo, se sua senha de e-mail já não funciona ou se a senha do wifi mudou, mas ninguém sabe ou da desculpas para te passar as senhas nova, diz Taylor.

"Claro que pode haver outras razões para que isso aconteça, mas certamente pode ser que a empresa perdeu a confiança no seu trabalho, ou na sua liderança, ou em suas habilidades, tornando-o vulnerável a uma possível demissão", diz Kerr.

4-Seu trabalho tornou-se missão impossível.
"Quando você assumiu o cargo pela primeira vez, tinha muita tranquilidade para trabalhar. Mas agora parece que você está encarregado de projetos semelhantes ao de escalar o Monte Everest com os olhos vendados", diz Taylor.

"Você pode está sendo induzido a falhas propositais", diz Kerr. "Às vezes isso é devido à liderança ruim, mas ocasionalmente pode ser porque a empresa quer se livrar de você, mas eles precisam de provas sólidas para fazê-lo, e preparando-o para o desastre é uma maneira de obter a justificativa necessária.

5- Seu relacionamento com seu chefe se deteriorou.
A menos que seu trabalho na empresa seja muito importante e indispensável, esse com certeza é um indicativo extremamente ruim de que sua demissão se aproxima.

Vocês costumavam ser amigos - ou tinham um bom relacionamento, pelo menos - mas agora há tensão sempre que vocês estão na mesma sala, isso é um mau sinal.
Se seu chefe vai diretamente para seus subordinados ou de alguém novo na empresa que faz a mesma coisa que você. "A maioria das organizações tem uma cadeia de comando, e quando ela é interrompida, é uma clara indicação de que seu trabalho não está mais sendo necessário",  diz  Dilenschneider.  Seu chefe anda te  "advertindo" o tempo todo - mais de uma vez por dia as vezes, advertências formais nunca são uma coisa boa. "Você pode ter recebido uma advertência verbal, advertência por escrito, e talvez até mesmo uma segunda advertência por escrito", diz Taylor.  "Uma vez que seu relacionamento se deteriorou a ponto de ser tóxico, então como o seu patrão te trata - Se ele te ignora ou te repreende publicamente - podem ser sinais evidentes de que seu emprego pode estar em perigo", diz Kerr.

6-Você perdeu recursos.
Quando você perde equipe, orçamentos, e acesso a determinados serviços de terceiros e / ou espaço de escritório - ou qualquer número de ferramentas que melhoram o seu desempenho - pode ser porque o seu empregador está tentando empurrá-lo para fora. Ou ainda se você está sempre sendo convidado a fornecer relatórios detalhados sobre o tempo ou despesas. O patrão acredita que você tem desperdiçado tempo ou inflado despesas. Mesmo se você estiver 100% inocente, não importa, descubra se você é a única pessoa que está sendo examinada."
    Suas vantagens começam a evaporar, "Seus colegas são todos enviados para uma conferência,  assembleia ou congresso em em outra cidade, mas voce foi convidado.  De repente, você perde o seu escritório de canto e são realocados para um lugar bem pior", diz Dilenschneider. "Os benefícios são uma parte importante do trabalho, e se você sentir a sua estão sendo tirados, você tem todo o direito de se preocupar."

7-Desvalorização do seu trabalho 

Você não é mais elogiado por seu trabalho. Mesmo se você realizou um milagre nunca antes testemunhada por um ser mortal, que parece que seu chefe não iria reconhecê-lo agora. Quando menos projetos estão vindo em sua direção, menos responsabilidades. ou se sente menos importante, ou se seus subordinados foram transferidos para outros gestores, se projetos projetos importantes foram transferidos para os seus colegas, Se assim for, sua carreira na empresa pode sim está muito ameaçada. Aqui é um mau sinal: de repente você tem um monte de tempo em suas mãos, porque não um monte de trabalho está sendo atribuído a você.

"Como você tentar garantir o trabalho normal, parece que é difícil conseguir a cooperação de seu chefe e outros gestores", diz Taylor. "Eles estão fazendo de repente sua vida de trabalho difícil."

8- Perseguições indiretas
    Você está constantemente sendo pedido a entregar relatórios desnecessários ou inúteis? Você acha que seu chefe monitora constantemente o seu trabalho?
Parece que você está trabalhando em condições extremas. Ou o seu chefe está assistindo cada passo seu, e voce se sente observado o tempo todo. "De qualquer maneira, faz para um ambiente altamente desconfortável", diz Taylor. "Se eles estão cuidando de você, você sente uma falta de confiança. Se eles estão ignorando, então você está em um estado aparentemente interminável de inércia no seu status do projeto."

      Muitas empresas para não ter que arca com os custos de uma demissão sem justa causa, começam a criar um ambiente emocional e psicologicamente hostil para que o funcionário se canse de ser humilhado e peça demissão perdendo vários de seus diretos trabalhistas.

 "Há mais burocracia e burocracia, enquanto que antes poderia fazer o seu trabalho de uma forma simplificada", diz Taylor. Se assim for, você pode querer começar a procurar um novo emprego, diz  Dilenschneider.

9- Você percebe mais fofoca e comportamentos estranhos de seus colegas de trabalho.
    É parecido com a situação acima mas nesse caso é por parte dos colegas de trabalho. Quando as pessoas parecem se afastar de você, e você percebe que a maioria das pessoas com quem você compartilhou uma amizade, isso provavelmente significa que algo está acontecendo.
"Muitas vezes, quando os colegas de trabalho ouvir rumores sobre alguém ser demitido ou mesmo repreendido, eles ficar longe para evitar a" culpa por associação ", diz Taylor.

10- Você recebeu um corte de pagamento ou foi convidado a tirar uma folga desnecessária.
    Se você foi convidado a tirar uma licença sem nenhuma necessidade, provavelmente é algo para se preocupar.  "Este é um grande sinal de que as coisas não estão bem, mesmo que seja sob o pretexto de ser normal ou melhor para você ", diz Kerr. "É o equivalente a pessoa que pede um tempo na relação durante namoro" - é sinal de que existe outras planos em mente e voce não faz parte deles, e todos nós sabemos como isso termina geralmente."

Atenção: Não crie teorias da conspiração, nem fique paranoico ou cheio de neuras, pois na maioria das vezes não está acontecendo absolutamente nada. As dicas acima são apenas indicativos para ajudar a melhorar seu desempenho no trabalho e continuar crescendo na sua empresa.
Fonte: Essa matéria é uma adaptação traduzida do para o português do site http://www.businessinsider.com/

0 comentários:

Postar um comentário