Breaking

17 de ago. de 2016

CNH Social – Conheça o Programa do Detran que oferece Habilitação Gratuita

CNH SocialO programa do CNH Social é uma iniciativa do governo em parceria com o Detran, que oferece carteira de habilitação gratuita para pessoas com baixa renda. Para se inscrever no CNH Social, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadUnico. Tirar a habilitação para dirigir é algo bem complicado, ainda mais para quem não tem dinheiro. Os custos variam muito, de acordo com a cidade e estado, mas não são menores que R$ 1000,00.  Todos que querem tirar a sua habilitação precisam ter um dinheiro guardado para isso e muitos perdem a chance de ingressar em empregos por causa disso. A CNH Social surgiu para ajudar as pessoas de baixa renda a ter a chance de conquistar essa permissão, que muitas vezes ajuda a pessoa a conquistar um novo emprego.
Quem pode Participar da CNH Social
Para participar o candidato deve ter idade mínima de 18 anos (idade obrigatória para tirar a habilitação). A renda mensal familiar deve ser de até três salários mínimos e a família deve estar inscrita no Cadúnico. O candidato também deve residir no estado em que se inscrever pelo período mínimo de dois anos.

Não entram na seleção pessoas que já estão com serviço de habilitação aberto no Detran, que tenham cometido crimes na condução de veículo ou que tiveram a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa.

CNH Social – Inscrições, Estados, como Participar
Todos os estados brasileiros podem oferecer uma habilitação social, que é gratuita e geralmente focada em um público que não tem a chance de pagar por uma. Em todos os casos é necessário que o concorrente a uma habilitação social passe por um processo de seleção, que vai dizer quem pode e quem não pode fazer parte dessa seleção. Quando houver chances de participar desses programas o Detran do seu estado vai divulgar as informações de inscrições. Veja a seguir o site do Detran do seu estado e fique de olho se há alguma informação nova sobre CNH social neste canal de comunicação:
 Sul
Sudeste
Centro – Oeste
Norte
Nordeste
Inscrições Processo de Seleção da CNH social
O processo de seleção para a CNH social geralmente é feito por meio da internet, no site do Detran local. Na maioria esmagadora dos casos é necessário fazer o preenchimento do formulário, o candidato deverá informar as informações pessoais, residenciais, de inscrição do último processo de seleção do Enem, da escola onde concluiu o Ensino Médio, cadastrar uma senha pessoal, e-mail para contato e assinar as declarações de veracidade das informações prestadas, que serão averiguadas pelo Detran. O candidato precisa escolher se quer a habilitação A, B ou AB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário