Breaking

30 de ago. de 2016

Entenda a diferença entre Jovem aprendiz, estagiário e trainee

         
Conseguir um emprego tem se tornado cada vez mais difícil, e para os jovens mais ainda, visto que a maioria dos cargos exigem experiencia na 
área, o que leva o jovem a seguinte pergunta, como eu vou ter experiência na área se precisa de experiência para ter experiência? Confuso? É para resolver esse problema de falta de experiência que muitos jovens procuram por oportunidades como Jovem aprendiz, estagiário e trainee. Mas qual a diferença entre esses três cargos?
             Na teoria os três são cargos hierárquicos em uma empresa, onde trabalham os profissionais que ainda estão em processo de treinamento. Na pratica costumam ser separados pelo nível de escolaridade, da seguinte forma:
Jovem aprendiz: Oferecido a alunos do fundamental, médio e tecnico entre 14 e 24 anos.
Estagiário: Geralmente cursando o ensino superior
Trainee: Normalmente formandos ou recém formados em um curso superior
Jovem aprendiz
           É o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e freqüentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem. No Brasil o programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país. Aceita jovens que estejam cursando os ensinos fundamental, médio ou cursos técnicos, a depender do perfil desejado pelo empregador. O programa pode durar até dois anos e a carga horária do curso preparatório deve ser equivalente ao período de prática na empresa. Jovem aprendiz não é estagiário e, dentre outras vantagens, recebe uma remuneração para estudar e se qualificar. O objetivo do programa é inserir os participantes no mercado de trabalho, que podem até seguir carreira dentro da empresa.
Estagiário
          O estágio é comumente prestado por estudantes, nas empresas ou repartições públicas, visando o aprimoramento profissional na sua área de estudo. É o período de aprendizado na Empresa sedimentando na prática os conhecimentos adquiridos  O contrato é celebrado entre o estudante e o empregador, com a interveniência da instituição de ensino, que deve zelar para que o contrato seja cumprido. Segundo a nova Lei de Estágio (Lei 11.788 de 25/09/08), a carga horária não poderá ultrapassar 06 horas diárias e 30 horas semanais. O período de estágio pode durar até 02 (dois) anos na mesma Unidade Concedente (Empresa). No Brasil apesar das muitas leis que vem sendo criadas para proteger os direitos do estagiário, ele ainda é o profissional  contratado para ser explorado e mau remunerado, ou seja, o estagiário faz tudo que um profissional efetivo na empresa faz, mas não recebe a mesma remuneração. Para se ter uma ideia, antes da nova lei, muitas empresas tinham mais estagiários trabalhando do que efetivos. Com a lei do Estágio (nº 11.788/08) a proporção de estagiários de nível médio de formação geral: Varia de acordo com o porte das entidades concedentes:
I – de 1 a 5 empregados: 1 estagiário;
II – de 6 a 10 empregados: até 2 estagiários;
II – de 11 a 25 empregados: até 5 estagiários;
IV – acima de 25 empregados: até 20% de estagiários.
Também podem contratar estagiários, todos os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus conselhos de fiscalização profissional.
Trainee
            Trainee é uma palavra da língua inglesa e significa “estagiário” ou “em treinamento”, na tradução para o português. Mas se você chamar um Trainee de estagiário é capaz dele te xingar ou até mesmo te bater (risos), e a bem da verdade com o que ganha um trainee (Veja a tabela) ficaria muito estranho realmente chama-lo de estagiário. Mas o que é um Trainee? 
Ele é um funcionário que irá participar de um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento para que, em um curto espaço de tempo, possa assumir uma posição gerencial, ou seja, uma posição de liderança. O programa de trainee tem duração média de um ano e remuneração média de R$ 4 mil. As empresas buscam jovens que tenham terminado o nível superior há no máximo dois anos ou que vão concluí-lo em até dois anos. Mas acima de tudo por jovens que demostrem muito potencial e habilidades que são comuns no perfil de um grande líder. Devido aos altos salários, muitos programas tem mais inscritos que os vestibulares mais disputados do país, por isso apenas 0,2% dos candidatos conseguem a vaga segundo uma pesquisa da coordenadora do Departamento de Carreiras do Ibmec.

Em resumo o programa jovem aprendiz  tem como objetivo a capacitação profissional de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, o estágio é o treinamento para exercer uma profissão; e o trainee é um funcionário  que recebe treinamento para assumir um cargo de liderança em uma grande empresa. Mas fica claro que são todos cargos que servem para dar experiência a novos profissionais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário