Breaking

13 de dez. de 2016

Veja como vai ficar a aposentadoria dos professores após a reforma da previdência

Pela proposta, a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem será de 65 anos. Em estudo, o governo informa que a média de idade da aposentadoria no Brasil, de 58 anos em 2015, está entre menores do mundo. A média de idade da aposentadoria nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – grupo de nações desenvolvidas – é de 64,2 anos para os homens (ano base 2012). Segundo o ministro Eliseu Padilha, sem a reforma, em 2024, todo o orçamento da União será utilizado para pagar a folha de pagamentos e a aposentadoria. Ainda segundo o texto enviado pelo governo, o trabalhador que desejar se aposentar recebendo aposentadoria integral deverá contribuir por, pelo menos, 49 anos ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Como fica a aposentadoria dos professores?
O professor se aposentará com as mesmas regras dos demais trabalhadores e também estará sujeito às regras de transição ("pedágio" de 50% do tempo que falta para atingir os meses de contribuição exigidos)
A aposentadoria especial de professores continua valendo?
Não. Tanto homens quanto mulheres só poderão se aposentar após completarem 65 anos, incluindo professores. O professor se aposentará com as mesmas regras estabelecidas para os demais segurados. Também haverá regra de transição para professor.
Sou professora da rede municipal de São Paulo. Tenho 45 anos e 25 de contribuição. Faltam 5 anos para minha aposentadoria, pelas regras atuais da prefeitura. Com o pedágio, preciso trabalhar mais sete anos e meio? Ou esse pedágio refere-se ao tempo que falta até os 65 anos? 
Embora tenha os 25 anos não tem ainda a idade mínima. Mas como tem mais de 45 anos, está na regra de transição. No entanto, o pedágio seria aplicado sobre o tempo que faltaria para atingir os 25 anos. Como você já tem o tempo mínimo necessário, não haverá pedágio.
 A aposentadoria pelo tempo de contribuição irá acabar? Eu já tenho 30 anos completos de contribuição e 48 de idade. Vou ser penalizado?
Sim. Pela nova regra, a aposentadoria por tempo de contribuição irá acabar. Como você tem menos de 50 anos, não entrará na regra de transição. Você poderá se aposentar apenas com 65 anos.
Tenho 40 anos e 25 trabalhados. Vou ter que trabalhar mais 25 anos? 
Sim, terá que trabalhar até os 65 anos para ter direito ao benefício de 76% da média atualizada de todos os seus salários de contribuição até a data do requerimento administrativo.

Se a reforma valesse hoje, Vivian teria que atingir 40 anos de contribuição para atender à nova regra – 15 anos a mais que o previsto. Ela planejava se aposentar com, no máximo, 55 anos de idade.  Numa situação parecida, a professora da rede municipal Fabrícia Santos Amaral, que leciona há 15 anos, diz que não consegue se imaginar em uma sala de aula com 65 anos de idade, devido ao esgotamento da profissão. No ano passado, ela ficou afastada da função por estresse.
“A aposentadoria especial do professor não é frescura. É para manter a sanidade mental”, defende Fabrícia. “Não sei o que vou fazer da vida se essa reforma passar, mas considero até largar o magistério.”

2 comentários:

  1. BOA TARDE!
    TENHO 23 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO(MAGISTÉRIO) E 55 ANOS DE IDADE.FALTAM 2 ANOS PARA ME APOSENTAR,COM A NOVA REGRA COMO FICARÁ?
    OBRIGADA,
    MÁRCIA

    ResponderExcluir
  2. OLÁ,TENHO 23 ANOS DE MAGISTÉRIO,COM A NOVA PROPOSTA(INJUSTÍSSIMA NA MINHA OPINIÃO),SE APROVADA,QUANTO TEMPO TEREI AINDA DE CUMPRIR ATÉ ME APOSENTAR?
    OBRIGADA,
    MÁRCIA HELENA D

    ResponderExcluir