Breaking

15 de jun. de 2017

Perguntas dos Leitores - Por que as buscas em sites de emprego mostram muitas vagas antigas?

A seção Perguntas dos Leitores foi criada para tirar as dúvidas mais comuns dos nossos leitores.

Por que as buscas em sites de emprego mostram muitas vagas antigas?
Um motor de busca é feito para auxiliar a procura de informações armazenadas na rede mundial (WWW), dentro de um site, rede corporativa ou de um computador pessoal. Ele permite que uma pessoa solicite conteúdo de acordo com um critério específico (tipicamente contendo uma dada palavra ou frase) e responde com uma lista de referências que combinam com tal critério.

Quando não especificamos que tipo de busca desejamos, automaticamente os buscadores da internet para funcionar de forma rápida e eficiente estão configurados para mostrar os resultados da busca por relevância . Geralmente isso bom por que aumenta muito as chances de encontrar o que desejamos. E é por isso que as pesquisas do Google e da maioria dos sites sempre mostram por ordem de relevância. Por exemplo, a página inicial do Facebook e do YouTube são configuradas para mostrar aquilo que o usuário individualmente acha mais relevante, mantendo ele mais tempo no aplicativo. Mas quando se fala de vagas de emprego a relevância as vezes atrapalha mais do que ajuda.

A relevância leva em consideração que uma grande quantidade de pessoas visualizaram e se interessaram por aquela informação.  No caso de uma vaga de emprego, isso pode significar que ela já tem muitos dias circulando na rede e talvez até essa seleção nem esteja mais em andamento. 

E é por isso também que muitos sites enviam vagas antigas para os e-mails de seus usuários cadastrados. Na verdade, é um programa configurado para usar relevância antes de enviar uma informação.  

É importante deixar claro que relevância é uma das melhores e mais usada forma de busca que existe, mesmo com o fato de que podem manter dados que não mais estão disponíveis. Mas se for procurar uma vaga de emprego recém publicada, deve configurar o buscador para “data de envio”. Nos sites essa opção muitas vazes só aparece depois que os resultados da busca são mostrados. Fizemos uma pesquisa e vimos que todos os principais sites que fazem cadastros e envios de currículos oferecem essa opção. Caso use o Google ou Yahoo deve usar essa opção em Ferramentas.

O certo mesmo é fazer as duas buscas, primeiro por relevância, para aumentar as chances de encontrar algo realmente interessante. E depois por data de envio, na tentativa de está entre os primeiros a enviar o currículo para uma nova vaga.

Veja Também outras perguntas já respondidas:

 Por que envio currículos e as empresas não dão um retorno?

Vale a pena fazer assinatura PAGA em sites que fazem intermediação de mão obra?




Nenhum comentário:

Postar um comentário