Breaking

21 de set. de 2016

Entenda como funciona a nova bateria que pode durar 400 Anos

UCI News, https://news.uci.edu/research/all-powered-up/
Todo mundo já sofreu com a bateria de aparelhos eletrônicos. Como usamos muito, as recargas diárias acabam com os poucos ciclos de energia disponíveis.
Mas graças a um “acidente” tecnológico na Universidade da California, esse problema pode ser extinto, pois inventaram uma bateria que pode durar incríveis 400 anos.
A estudante Mya Le Thai foi quem desenvolveu o estudo da nova bateria. “Brincando” no laboratório da universidade, a garota usou um nanofio de ouro em gel eletrólito, em vez de lítio (usado nas baterias convencionais) e o resultado foi uma enorme surpresa para os pesquisadores.
Uma bateria normal é capaz de fazer 300 a 500 ciclos de recarga, já a bateria desenvolvida por Thai pode chegar a 200.000 ciclos (!!!), ou seja, 400 vezes mais poderosa! E o melhor, perde apenas 5% de sua capacidade em todos esses anos. Por usar fios de ouro, o valor da bateria pode ser consideravelmente maior, mas os especialistas estudam substituir os fios por níquel, que pode baratear a produção em massa.
A invenção, além de aumentar a vida útil de eletrônicos em geral, vai alterar a maneira como os consumimos, podendo gerar uma grande impacto (positivo) para a natureza e, claro, para o nosso bolso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário