Breaking

4 de jun. de 2016

Atenção: Você sabe o que é Sustentabilidade?

Sempre que escrevo sobre algo gosto de pesquisar a base, que normalmente é a definição ou origem do assunto. Para minha surpresa percebi que Sustentabilidade é um conceito muito complexo. Segundo minhas pesquisas não existe uma definição universalmente aceita sobre o que significa sustentabilidade. Há muitos pontos de vista diferentes sobre o que é e como ela pode ser alcançada. Em ecologia , a sustentabilidade é a capacidade de suportar; é como sistemas biológicos permanecem diversificada e produtiva indefinidamente . A definição original (dos políticos) de desenvolvimento sustentável é geralmente considerado como sendo: "O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades." (Relatório Bruntland para a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento 1992). Mas acredito que a ideia mais aceita de sustentabilidade é que por sinal esta descrita no wikipedia "O princípio organizador para a sustentabilidade é o desenvolvimento sustentável , que inclui os quatro domínios interligados: Ecologia, economia, política e cultura.  Ciência da sustentabilidade é o estudo do desenvolvimento sustentável e ciência ambiental."  
Seja como for, Sustentabilidade pressupõe que os recursos do planeta são finitos, e deve ser usado com muita cautela e sabedoria com vista a prioridades de longo prazo e as conseqüências das formas em que são usados ​​esses recursos. Em termos mais simples, a sustentabilidade é sobre nossos filhos e netos, e o mundo que vamos deixar pra eles. Quais são os principais objetivos da sustentabilidade? Em 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável reuniu-se e fizeram uma lista de objetivos, que entre outras coisas:
  • O fim da pobreza e da fome
  • Melhores condições de educação e saúde - em especial no que se refere à qualidade da água e melhores condições de saneamento
  • Para alcançar a igualdade de género
  • crescimento económico sustentável, promovendo empregos e economias mais fortes
  • Todos os itens acima e muito mais, enquanto luta contra os efeitos da mudança climática , poluição e outros fatores ambientais que podem prejudicar e fazer saúde prejudicar das pessoas, meios de vida e vidas.
Eu pessoalmente não levo nenhuma fé em políticos, ainda mais quando estão reunidos  estabelecendo metas e objetivos. Mas temos que levar em consideração que muita coisa já mudou, por exemplo,  sustentabilidade e consciência ambiental é uma prioridade em muitos empregos corporativos a nível de pós-graduação e muitas empresas estão aderindo à novas legislações e outras já perceberam que podem lucrar muito mais quando evitam desperdícios e investem em ações de sustentabilidade.
  Não podemos ficar pensando no que os outros estão fazendo, não dizem que propaganda boca faz toda diferença, se cada um fizer a sua parte e começar a colher os bons resultados, essas ações vão se espalhar, por exemplo é muito comum um vizinho ver o outro economizando muit com energia solar e resolver também aderir. Em suma, a sustentabilidade olha para proteger o nosso ambiente natural, a saúde humana e ecológica, ao conduzir a inovação e não comprometer o nosso modo de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário