Breaking

22 de jun. de 2016

LIBRAS: Conheça os vários serviços e cursos online gratuitos que a USP oferece para Linguagem de Sinais

     
 Muitos não sabem, mas a Universidade de São Paulo (USP) tem vários serviços e cursos online e presenciais para linguagem de Sinais.  A língua de sinais estudada é a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que é a usada por comunidades surdas dos centros urbanos do Brasil. É uma língua natural reconhecida como meio legal de comunicação pela Lei 10.436 de 2002. É a partir desta lei que os profissionais da Pedagogia, Fonoaudiologia e das licenciaturas tem a garantia do contato com o ensino da Libras em sua formação: uma vitória grande para esses profissionais, mas principalmente para a comunidade surda que será atendia por eles. Veja abaixo alguns dos cursos e serviços disponibilizados pela USP:

Cursos gratuitos a distância para ensinar Libras

    São duas opções uma pela plataforma de cursos da Usp a STOA e outra pelo Portal e-Aulas USP, Veja abaixo como acessar:

  • Trata-se do curso de Libras EaD da Universidade de São Paulo idealizado para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda.  Os interessados devem acessar a plataforma Stoa, onde é possível assistir online e fazer o download gratuito das aulas de Libras. CLIQUE AQUI
  •       A disciplina Língua Brasileira de Sinais EaD – FLL 1024 foi idealizada para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos e à cultura surda. As videoaulas também ficam disponíveis para o público interessado no Portal e-Aulas USP.


Deit-Libras: Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue Online da Língua de Sinais Brasileira 

    O Novo Deit-Libras: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas é fruto de um vasto programa de pesquisas em lexicografia da Língua de Sinais Brasileira e cognição de surdos, que começou no início de 1989 no Laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental. Para acessar esse incrível recurso online clique aqui



Glossário online de Libras (em VIDEOS)

A USP oferece todos os termos em videos divididos por ordem alfabética ou  por categoria. E ainda tem um excelente buscador para auxiliar, para acessar clique aqui


Curso pré-vestibular em Libras 
O ingresso na universidade é, para maioria dos jovens, a concretização de um grande sonho. No entanto, o sistema de educação brasileiro ainda possui diversas carências que dificultam uma inclusão ampla e igualitária no ensino superior. Uma delas é a insuficiência de políticas públicas que auxiliem na formação dos alunos com deficiência auditiva, para que eles também possam ter acesso à graduação.

Os estudantes surdos possuem diversas demandas educacionais que necessitam de metodologias de ensino adaptadas às suas limitações. Para auxiliar esses jovens, o pesquisador da Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH) da USP e professor Rafael Dias Silva, desde o ano passado, passou a oferecer um cursinho pré-vestibular em libras gratuito. O objetivo do projeto é preparar os alunos para grandes provas, como a Fuvest e o Enem.
Mais informações: email rafael.dias.silva@usp.br
SITE https://www.facebook.com/librasnaciencia

Deficiente visual tem acesso a acervo bibliográfico
O kit consiste de três equipamentos, o principal é uma espécie de scanner, com uma câmera fotográfica acoplada, que digitaliza o texto do livro ou revista, manda a imagem para um monitor (tela de computador) e reproduz em áudio o texto impresso. Além da tela e do scanner com câmera, o equipamento também disponibiliza uma linha em braile.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento e Inovação do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da USP, Anderson de Santana, explica que se trata de um equipamento de fácil operação, oferecendo todas as instruções de utilização em áudio e disponível para leituras em diversas línguas. O usuário pode ainda fazer uma cópia de sua pesquisa, gravando-a num pen drive, para depois ouvi-la novamente em um leitor para deficiente visual.

Esse é um equipamento importado de alta durabilidade e cada Kit tem um custo aproximado de R$ 16 mil e, como lembrou a chefe do Departamento Técnico do SIBi, Maria Crestana, colocar esse kit em operação “permite que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo das bibliotecas da USP, o que sempre foi uma preocupação do SIBi”








Nenhum comentário:

Postar um comentário