Breaking

31 de ago. de 2016

Projeto reúne fotografias de negros pelo mundo para desfazer estereótipos sobre estilo

Quebrando paradigmas e preconceitos
Shantrelle Lewis não acha que os negros são bem representados quando se trata de moda. Para ela, há muita coisa estereotipada, especialmente o jeito “thug”, com jeans caídos, camisetas largas e correntes brilhantes. Para provar seu ponto, ela criou um projeto que exibe fotografias de estilosos negros de vários países.
Foto: Harness HameseFoto: Harness Hamese
O nome do “The Dandy Lion Project” faz referência aos Dândis, homens dos séculos 18 e 19 com um particular senso estético. Nas palavras da curadora da mostra, um ‘Black Dandy’ é “um homem de ascendência africana que assimilou conceitos da alfaiataria europeia, misturando-os às estéticas da África”.
A primeira exibição do projeto aconteceu em um espaço de arte pop no Harlem, em Nova York, no ano de 2010. Desde então, rodou várias galerias dos Estados Unidos e algumas da Holanda. A estreia na Inglaterra acontecerá em outubro, e um livro com as fotos reunidas por Shantrelle deve ser lançado no começo do ano que vem.
Foto: Daniele TamagniFoto: Daniele Tamagni
A idealizadora do projeto conta que viajou bastante por países da Diáspora Africana, aqueles com forte presença de descendentes de africanos, sempre interessada em observar as semelhanças e diferenças nos modos de vida levados por eles. “A cultura negra varia muito de um lugar para o outro, assim como a noção de masculinidade. É tudo muito fluído”.
Foto: Caroline KaminjuFoto © Caroline Kaminju
Para Shantrelle, “está na hora de começarmos a dar atenção às nuances que formam a identidade negra, a tornando muito mais interessante”. Para fazer isso, ela abre espaço para vários artistas jovens exporem seus trabalhos. A maioria das fotografias exibe homens dos Estados Unidos, Congo e África do Sul. Fica a ideia para quem quiser fazer algo parecido no Brasil!
Foto: Arteh OdjidjaFoto © Arteh Odjidja
Foto: Daniele TamagniFoto © Daniele Tamagni
Foto: Rose CallahanFoto © Rose Callahan
Foto: Allison Janae HamiltonFoto © Allison Janae Hamilton
Foto: Kia ChenelleFoto © Kia Chenelle
Foto: Harness HameseFoto © Harness Hamese
Foto: Hanif Abdur-RahimFoto © Hanif Abdur-Rahim
Foto: Alexis PeskineFoto © Alexis Peskine
Foto: Harness HameseFoto © Harness Hamese
Foto: Russell K. FrederickFoto © Russell K. Frederick
Foto: Radcliffe RoyeFoto © Radcliffe Roye
Foto: L. Kasimu HarrisFoto © L. Kasimu Harris
Fonte: hypeness.com.br e shantrelleplewis.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário