Há uns dois anos, Selena Gomez disse em entrevista que tem a doença. Lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória autoimune. Agora, a atriz de 24 anos e cantora revelou surpreendentemente que vai fazer uma pausa súbita em sua carreira. Ela contou a People o seguinte:
''Como muitos de vocês sabem, cerca de um ano atrás eu revelei que tenho lúpus, uma doença que pode afetar as pessoas de maneiras diferentes. Eu descobri que a ansiedade, ataques de pânico e depressão podem ser efeitos colaterais desse problema, que podem apresentar seus próprios desafios ... Eu quero ser pró-ativa e se concentrar em manter a minha saúde e felicidade e decidiram que o melhor caminho a seguir é o de levar algum intervalo.''
Embora a doença de Selena tenha se tornado pública há dois anos, a decisão da cantora surpreendeu a todos. Afinal, ela está em meio a uma turnê bem sucedida e fazendo uma série de shows com energia e aparência, a princípio, saudáveis. Este, aparentemente, inclui o cancelamento dos restantes 30 + concertos de seu atual Revival Tour . Como Noelle Devoe de Seventeenrelata , Gomez, que geralmente é bastante ativa em mídias sociais como Instagram, tem sido relativamente calma ao longo das últimas duas semanas.
Mas o que é lúpus? O lúpus é uma doença auto-imune, o que basicamente significa que o sistema imunológico ataca o próprio corpo. Pense no seu sistema imunológico como um exército que tenta lutar fora de todas as ameaças ao seu corpo, tais como vírus ou bactérias. Na doença auto-imune, este exército fica confuso e tecido erros corporal normal para invasores e tenta destruí-lo. Em essência, o seu corpo está si atacando ferozmente. Apesar de a pele ser comprometida em aproximadamente 60% dos casos da doença, outros sintomas também são comuns. Segundo o reumatologista Luís Eduardo Coelho Andrade os sintomas gerais incluem:
- fadiga
- mal-estar
- cefaléia
- febre
- falta de apetite
- indisposição
- emagrecimento
Já os sinais específicos incluem:
- lesões avermelhadas na pele, especialmente nas áreas expostas ao sol,
- dor e inflamação nas juntas,
- queda anormal dos cabelos,
- urina espumosa,
- convulsões epilépticas
- distúrbios psiquiátricos
Quais são os tratamentos?
A Sociedade Brasileira de Reumatologia informa que o tratamento contra lúpus pode variar muito de acordo com as manifestações da doença. O tratamento inclui remédios para regular as alterações imunológicas e medicamentos para tratar outras alterações decorrentes da doença, como hipertensão, febre, dor, entre outras.
Para tratar as alterações imunológicas, são usados medicamentos como corticóides, antimaláricos e imunossupressores. Outros sintomas podem ser tratados com analgésicos ou anti-inflamatórios. Os pacientes devem evitar exposição ao sol, que pode desencadear uma reação imunológica nos pacientes.
O tratamento visa reduzir a inflamação, suprimir uma sistema imunológico hiperativo , e controlar os sintomas como dor nas articulações para evitar explosões, respectivamente. Diariamente Saúde informou que estas erupções pode ser classificada como leve, moderada ou grave, e eles resultam de qualquer coisa que aciona o sistema imunitário sistema, incluindo, mas não se limitando ao stress. É comum os pacientes passam por "períodos de silêncio". Mas um tratamento que ficou famoso devido a cantora Selena foi a Quimioterapia. Quando Selena Gomez anunciou que ela tinha sido diagnosticado com lupus, muitas pessoas ficaram chocados ao ouvir o jovem cantor estava tomando drogas de combate ao câncer para tratar a sua condição.
Seria a Quimioterapia o melhor tratamento combater o lúpus e outras doenças auto-imunes?
A resposta curta é não; o tratamento do lúpus direito é dependente de vários fatores. Por um lado, a Lupus Foundation of America (LFA) informou que existem quatro tipos de lúpus: Lúpus é o mais comum, respondendo por 70 por cento de todos os casos, seguido de lúpus cutâneo (afetando apenas a pele), lúpus induzido por drogas (causada por medicamentos) e o lúpus neonatal ainda mais raros. O tipo de lupus um paciente tem que orientá-los para o tratamento necessário e eficaz.
Mas o uso de medicamentos de quimioterapia para lúpus eritematoso sistêmico, ou LES, já se tornou comum nos Estados Unidos devido a falta de bons medicamentos para tratar os sintomas mais agressivos da doença. Assim em casos graves de lúpus, os médicos tem usado drogas quimioterápicas.
"Todo dia eu tomar pílulas de quimioterapia e depois eu recebo uma infusão mensal de um medicamento biológico que tem efeitos colaterais do tipo de quimioterapia, como náuseas, vómitos, diarreia, fadiga e dor de cabeça", 29-year-old Erika Wilberger, de Mechanicsville, Virginia, disse a Healthline.
Além do mais o importante é deixar que é o medico quem vai indicar o melhor tratamento para cada tipo de lupos dentro do que é permitido e ético. O lúpus pode causar danos a certos órgãos como pele, coração, rim, cérebro e sistema nervoso, assim como o tracto gastrointestinal. Pacientes assim uma vez que são diagnosticadas (normalmente por um reumatologista), assim o paciente e o médico vai elaborar um plano de tratamento com base na idade do paciente, sintomas, saúde geral, e estilo de vida.
Atenção: Toda informação sobre sintomas e tratamentos médicos fornecidos em qualquer site da internet são sempre superficiais, no caso dúvidas procure imediatamente um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário