Breaking

2 de set. de 2016

Tempestade Solar Hoje? Como mães preocupadas do WhatsApp viralizaram uma matéria antiga da ravista GALILEU


Trata-se de uma matéria que anunciava que uma tempestade solar estava prestes a atingir a Terra. Esse é um fenômeno que ocorre quando a Coroa, camada mais externa do Sol, se expande e cria ventos solares. Quando explosões de grandes proporções acontecem nessa área, partículas solares são liberadas.
Segundo o site da Galileu (revistagalileu.globo.com) foram os próprios leitores da revista que avisaram. A revista ainda esclarece:
" A matéria foi produzida no nosso publicador antigo, ao qual não temos mais acesso. A única forma de saber a data da publicação é a partir do mecanismo de busca dentro do nosso site. Nesse caso, "Tempestade solar chega hoje à Terra" foi publicada em janeiro de 2012. Os leitores que nos contataram afirmaram que tinham recebido as correntes por meio de suas mães. Um deles, inclusive, nos mandou um print da conversa de WhatsApp. "
Print da corrente repassada pela mãe de um nossos leitores (Foto: Reprodução/WhatsApp)
A mensagem pede ainda que as pessoas desliguem o celular, pois o aparelho "pode causar danos terríveis", o que não é verdade. As tempestades solares afetam sim alguns aparelhos tecnológicos da Terra, mas costumam ser dispositivos de GPS ou de frequência de rádio, não propriamente celulares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário