Breaking

24 de nov. de 2016

Adriana Calcanhotto é professora convidada da Universidade de Coimbra em 2017

Por Mundo Lusíada
AdrianaCalcanhottoAdriana Calcanhotto será professora convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no primeiro semestre de 2017. A compositora e cantora brasileira vai estar em residência artística em Coimbra entre Fevereiro e Junho do próximo ano.
Durante esse período, tem ainda o compromisso de escrever um livro para crianças sobre a Universidade de Coimbra e “desenvolver um plano de atividades intenso”. Entre essas atividades estão “aulas abertas em articulação com as áreas de Português e de Estudos Artísticos, ateliês sobre escrita e produção artística, palestras e exposições”, avança a UC.
O convite partiu da reitoria e do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da UC. O coordenador do Instituto de Estudos Brasileiros, Osvaldo Manuel Silvestre, destacou o “perfil raro” de Adriana Calcanhotto que “tanto devora o legado de Caetano Veloso como a poesia de Mário de Sá-Carneiro ou a prática performativa de Hélio Oiticica, sem esquecer o vasto acervo da música popular brasileira, de Dorival Caymmi à bossa nova e a Roberto Carlos”.
Adriana Calcanhotto é um dos nomes mais conceituados da música brasileira. Desde o seu primeiro álbum, lançado em 1990, a sua obra tem refletido vários gêneros da música popular brasileira, assim como a própria poesia modernista de Portugal e do Brasil ou a poesia concreta. Desde 2004, Adriana tem sido também Adriana Partimpim, um bem sucedido projeto musical para crianças que tem já três discos editados, um deles premiado com um Emmy Latino.
Desde 2015, Adriana Calcanhotto é embaixadora da Universidade de Coimbra, passando a ser assim a primeira embaixadora na área da língua e da cultura, na altura das comemorações dos 725 anos da UC, quando a famosa Biblioteca Joanina foi palco de um concerto da cantora.
Fonte: mundolusiada.com.br/cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário