Breaking

18 de out. de 2020

Concurso BB: Edital para Escriturário será publicado em breve. Saiba Mais

 


Com o novo concurso Banco do Brasil previsto, o presidente da instituição Rubem Novaes, que defendia a privatização do órgão, pediu demissão. Apesar de confirmado, o concurso Banco do Brasil 2020 teve de ser interrompido em razão do estado de calamidade pública causado pela pandemia. Contudo, de acordo com fontes ouvidas pelo site FOLHA DIRIGIDA (folhadirigida.com.br), que trabalham na realização do certame, tudo indica que o edital será divulgado após o fim da crise sanitária. Em outras palavras quando houver condições seguras para a realização das Provas.

Os preparos estão avançados, com a banca organizadora já selecionada e o documento em processo de elaboração. Inicialmente, o edital estava previsto para março, mas com a crise na área da saúde, o prazo acabou se perdendo. 

Segundo a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, espera-se que sejam lançadas vagas na área da tecnologia e escriturários generalistas. Para ambas as funções, as atribuições são:

◾Atendimento ao público;
◾Contato com clientes;
◾Atualização e manutenção de dados dos sistemas;
◾Redação de correspondências;
◾Verificar relatórios e documentos;
◾Controles estatísticos;
◾Outras atividades equivalentes aos cargos.

Para o cargo de escriturário de nível médio do Banco do Brasil o salário será de R$ 4.036,56 mensais, já incluídos auxílio alimentação e refeição.

Além disso, a carga horária para este cargo é uma jornada de 30 horas semanais. Em conclusão, os candidatos aprovados e classificados para este cargo no concurso do Banco do Brasil ainda terão direito a alguns benefícios tais como:
Veja as apostilas do Banco do Brasil com o conteúdo para começar os estudos AQUI
Plano de saúde e odontológico; – Previdência privada com participação do banco;
Participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano)
Auxílio-transporte
Auxílio creche/babá – Auxílio ao filho com deficiência; e
Possibilidade de ascensão profissional.


A saída do presidente interfere no concurso?

A resposta simples é sim. Em um momento de transição como esse é normal que todos os processos que foram pedidos pelo antigo presidente fiquem parados. No entanto tem que se analisar dois pontos:
1- Esse concurso já está temporariamente parado devido a pandemia. 
2- O certame deve acontecer por que está previsto devido ao grave déficit de pessoal. 

Por isso o mais provável é que o novo presidente agilize o concurso com a reabertura gradual da economia após a pandemia.

Lembrando que o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, demissão do cargo que ocupava desde o ano passado. O principal motivo, segundo pessoas que acompanharam a movimentação nos últimos meses, era a impossibilidade de Novaes ver o banco privatizado.  André Brandão, atual presidente do banco HSBC no país, aceitou convite do governo para presidir o Banco do Brasil. 

Enquanto uns choram, outros vendem lenços

Você certamente já ouviu a frase “enquanto uns choram, outros vendem lenços”, mas a pergunta que fica é se refletiu profundamente a respeito do que ela significa, isto é, a crise e os momentos difíceis só são determinantes e cruéis para quem não enxerga as oportunidades.

Nesse momento da pandemia, muito concurseiros vem desacelerando os estudos, pensando em desistir, até mesmo já pararam de certa forma, mas esse é um erro grave. O Concurso é um projeto de médio a longo prazo, então para quem está começando agora é um momento bom para plantar, os concursos não pararam por falta de interesse dos órgãos, a questão é de saúde publica (concurso é uma aglomeração de pessoas), alguns editais podem ser segurados. Mantenham a fé e uma boa rotina de estudos. Caso as autoridades decidam por mais adiamento, você apenas ganhará tempo para consolidar o conhecimento e se preparar melhor. 

Último edital do concurso Banco do Brasil 

O último edital do concurso Branco do Brasil, divulgado em 2018. A banca organizadora, Fundação Cesgranrio, aplicou as avaliações nas seguintes cidades: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

As oportunidades foram destinadas a Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Para concorrer, foi necessário que os candidatos tivessem acima de 18 anos, além de diploma de curso de nível médio, expedido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação (MEC).

STF
STF defendeu publicação de novo edital. Ano passado um concurso para o Banco do Brasil foi especulado. Porém, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), prosseguiu com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) sobre um novo certame.

Segundo o portal do STF, “O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou inviável […] a cassação de decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) que determinou a necessidade de realização de concurso público específico para desempenho de profissões de nível superior. Com isso, fica revogada liminar concedida por ele anteriormente que havia suspendido o ato do TRT-10.”

O que estudar para o concurso Banco do Brasil 
No último concurso Banco do Brasil para escriturário tradicional, em 2015, foram feitas provas objetivas e redações. A primeira, com 70 questões, contou com as seguintes disciplinas:

Português (10);
Raciocínio Lógico-Matemático (10);
Atualidades do Mercado Financeiro (5);
Atendimento (10);
Conhecimentos Bancários (10);
Técnica de Vendas (10);
Cultura Organizacional (5);
Informática (5);
Inglês (5).

Prepare-se com antecedência!

Com certeza novos concursos serão realizados em breve, tanto do Banco do Brasil como de outras instituições públicas. Muitos esperam a publicação do edital para começar os estudos, mas especialistas em concursos concorridos sempre deixam claro que isso é um grande erro, pois o tempo entre a publicação do edital e a Prova é de pouco menos de 2 meses. Uma boa preparação exige tempo e dedicação aos estudos, por isso muitos concorrentes já estão estudando. Veja apostilas com o conteúdo para começar os estudos AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário