Breaking

10 de abr. de 2021

5 investimentos com baixo risco que rendem mais do que a poupança. Saiba Mais

 



Para quem sempre manteve o dinheiro na poupança, escolher um investimento nem sempre é fácil. São vários nomes estranhos e muitas particularidades. Atrelado ao CDI? Prefixado?


O primeiro passo é não ter medo de diversificar as aplicações. É possível, sim, ter mais rentabilidade do que a da poupança com operações simples e seguras e aplicando a partir de R$ 10. É possível criar vários tipos de investimento ao mesmo tempo e customizar. Quer ver? Vamos dar uma força! 



Na lista abaixo, você verá cinco investimentos com baixo risco e que costumam render mais do que a poupança. Confira:


Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Como o nome dá pistas, é um título de renda fixa emitido para financiar projetos imobiliários. Na prática, quem compra uma LCI está emprestando dinheiro para o mercado de imóveis e recebe juros em troca. No geral, as LCIs são emitidas com datas fixas para retorno do investimento. Nesses casos, você não poderá contar com esse dinheiro para alguma emergência. As LCIs são livre de Imposto de Renda e garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante o ressarcimento ao investidor em até R$ 250 mil caso haja problemas com a instituição financeira.


Conheça opções seguras de aplicações para quem ainda tem medo de investir


Certificado de Depósito Bancário (CDB)

É um título emitido por bancos para captar recursos. Ou seja, ao comprar um CDB, você “empresta” dinheiro para o banco que, por sua vez, devolve o valor aplicado com um rendimento, de acordo com o prazo de vencimento.


Em geral, os CDBs costumam ter o rendimento indexado ao CDI, cujo percentual é bem próximo à Selic, taxa básica de juros da economia, hoje em 6,5% ao ano.


 Em outras palavras, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maior será o retorno da sua aplicação. CDBs também são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e pagam Imposto de Renda sobre a rentabilidade, de acordo com tempo do investimento (tabela regressiva de 22,5% a 15%).

Para Entender melhor sobre RENDA FIXA assista o vídeo abaixo e se inscreva no canal:


Tesouro Direto

Emitidos pelo governo federal, são títulos públicos garantidos pelo Tesouro Nacional. Ao comprar papéis disponíveis no programa do Tesouro Direto, o investidor, na prática, está emprestando dinheiro ao governo federal que, decorrido o prazo de vencimento do título, devolve o montante aplicado com uma remuneração (que pode ser pós ou prefixada).


Os títulos do Tesouro Direto também pagam Imposto de Renda sobre a rentabilidade, na mesma situação do que os CDBs.


Letra de Câmbio (LC)

Apesar do nome, LC nada tem a ver com uma operação de câmbio. Esses títulos são vendidos como forma de captação de recursos para as financeiras. Ao comprar uma LC, você está emprestando dinheiro para uma financeira e vai receber juros em troca disso no fim do prazo estipulado pelo título. Nas LCs, também há pagamento Imposto de Renda. Elas são cobertas pelo FGC.


Debêntures

São títulos de dívida emitidos por empresas privadas ou públicas. Ao comprar uma debênture, você se torna credor da companhia e ajuda essa empresa a financiar investimentos e projetos. Em contrapartida, ela paga a você juros (rendimento) pelo dinheiro aplicado por um prazo específico. Diferentemente de LCI, LC e CDB, não contam com FGC. Ou seja, o risco é maior, mas a rentabilidade também costuma ser maior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário