Breaking

17 de ago. de 2021

Reforma administrativa: professores e médicos se revoltam com o risco de perda de estabilidade

 

O sinal dado pelo relator da reforma administrativa na comissão especial da Câmara, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), de que médicos e professores não devem figurar entre as carreiras típicas de Estado no parecer que será entregue até o fim do mês, indignou as categorias. 


Como o parlamentar vai manter, na PEC 32/2020, a estabilidade apenas para essas carreiras típicas, uma futura aprovação do texto, como ele está hoje, pelo Congresso poderia significar a perda desse direito para novos servidores.


Para a diretora da Associação de Docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Renata Gama, se professores perderem a estabilidade, a produção científica brasileira será impactada, pois os profissionais tenderão a se dedicar apenas ao ensino nas universidades públicas, onde a maioria das pesquisas é feita.


— Como o professor vai ser pago? Por hora aula? A extensão e a pesquisa vão ficar em segundo plano — diz a docente da Uerj, que integra o Fórum Permanente de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fosperj): — O servidor público já não tem FGTS. A perda de estabilidade coloca esses profissionais no campo da precarização, como já acontece com o trabalhadores da inciativa privada devido à reforma trabalhista.


O médico Julio Moreira Noronha, presidente do corpo clínico do Hospital Federal de Bonsucesso, diz que o risco de demissão fará com que os trabalhadores da saúde, por medo, parem de denunciar irregularidades nos hospitais públicos, o que será prejudicial à população atendida.


— Os temporários do Ministério da Saúde e funcionários das OSs (organizações sociais) não reclamam não porque não querem, mas porque não podem, senão perdem o emprego. Os médicos do serviço público têm que ser estáveis, como todo servidor — avalia Noronha, que também é delegado do Sindicato dos Médicos.

Fonte: https://extra.globo.com/economia/emprego/servidor-publico/reforma-administrativa-medicos-professores-se-revoltam-com-risco-de-perda-de-estabilidade-25155116.html

Será que você está perdendo dinheiro pagando por benefícios no cartão que você não usa? Entenda as diferenças entre os cartões Platinum, Gold e Black no Nubank Clique AQUI

Foi DEMITIDO, e agora Quais são os seus direitos? (Atualizado após a Reforma Trabalhista) - Clique Aqui

Maiores dúvidas sobre concursos: nome sujo pode eliminar? e tatuagens? passou mas não foi nomeado? o que reprova na investigação? veja as respostas - Clique AQUI

O que faz o TÉCNICO ou o ANALISTA JUDICIÁRIO? Muitos são eliminados por não entender bem na hora de escolher entre os cargos. Entenda bem essa diferença - Clique AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário