Breaking

8 de nov. de 2021

Concurso Federal: ministro anuncia a criação de 11 instituições de ensino

 

Confira abaixo a lista dos quatro editais de concurso público para órgãos federais:



O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou no dia 20 de outubro a criação de seis novos Institutos Federais e cinco Universidades Federais (concurso Federal).

O anúncio foi realizado na Camara dos Deputados e, de acordo com o ministro, a criação será feita por meio dos desmembramento de campi já existentes e sem a contratação de novos professores.

No entanto, a partir da criação, será necessária a reposição de professores e demais colaboradores – mesmo que a médio prazo – nos novos campis (concurso federal).

De acordo com a fala do ministro, a necessidade da criação das novas instituições de ensino se deu em razão do sucateamento da Educação.

“O grande problema da educação no Brasil não é o recurso, mas a gestão. Quando um educador leva a sério a gestão e o uso dos recursos públicos, os resultados aparecem”, disse.

Além de dois novos Ifes no Paraná, outros dois serão criados em São Paulo, um em Goiás e um será resultado da integração do Instituto Benjamin Constant com um instituto federal no Rio de Janeiro.

Já as Universidades seriam nas seguintes localidades:

Universidade Federal do Sudeste e Sudoeste do Piauí (Unifesspi), a partir do desmembramento da Uiniversidade Federal do Piauí (UFPI);

Universidade Federal da Amazônia Maranhense (UFAMA), com o desmembramento da Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

Vale do Itapemirim (UFVI), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES);

Norte Matogrossense (UFNMT), com o desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso;

Universidade Federal do Alto Solimões (UFAS), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O projeto de criação foi feito com as seguintes diretrizes:


Distribuição das unidades segundo as regiões geográficas intermediárias do IBGE (quando possível);

Aglutinação de regiões geográficas intermediárias fronteiriças, evitando descontinuidades territoriais;

Posicionamento das sedes em cidades populosas e com adequada infraestrutura urbana, especialmente com aeroportos, rodovias federais e estaduais, rede hoteleira e centros de eventos;

Diminuição da distância entre as unidades e suas respectivas sedes institucionais (Reitorias);

Otimização dos tempos de deslocamento e dos custos da gestão institucional;

Otimização dos números de campi e de matrículas; e

Melhor distribuição populacional, educacional e econômica entre os Institutos Federais de uma mesma Unidade da Federação.

Veja o texto da proposta inicial na íntegra

Concurso Federal: quatro novos editais gigantes

Confira abaixo a lista dos quatro editais de concurso público para órgãos federais:

Concurso Hemobras

O edital do concurso para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia foi publicado com a oferta de vagas para candidatos de níveis médio e superior. Os salários iniciais ultrapassam os R$ 7 mil. A banca responsável é a Consulplan. 

Concurso CGU

O novo concurso CGU (Controladoria Geral da União) está autorizadoe com edital previsto para a segunda quinzena de novembro deste ano de 2021. As provas, por sua vez, devem ser realizadas em fevereiro de 2022. (concurso Federal).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Concurso TCU

O edital do concurso TCU pode sair a qualquer momento. O contrato que traz a FGV como organizadora do edital foi publicado no dia 15 de outubro de 2021. Serão 20 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, na carreira de auditor de controle externo. (concurso Federal).

PREPARAÇÃO

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Concurso Ibama

A comissão organizadora do concurso para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (concurso Ibama) foi designada. Com isso, resta apenas a escolha da banca para que o edital seja publicado. (concurso Federal).

PREPARAÇÃO

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

> Clique AQUI para visitar nosso grupo do Telegram, e receba notícias sobre concursos e oportunidades todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário