Breaking

20 de jan. de 2022

Auxílio Brasil: entenda por que ninguém está garantido até o final do ano

Segundo informações oficiais, algo em torno de 4 milhões de brasileiros foram perdendo o Auxílio Emergencial no decorrer do ano de 2021. 


O Governo Federal está realizando neste momento os preparativos finais para os pagamentos da terceira rodada do Auxílio Brasil. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, algo em torno de 14,5 milhões de pessoas irão receber o benefício neste mês de janeiro. Trata-se portanto de um recorde.

Mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes importantes. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, nenhum desses 14,5 milhões de usuários está garantido nos pagamentos do benefício até o final deste ano. De modo que qualquer cidadão pode acabar perdendo o direito a qualquer momento. É o que se sabe.


De acordo com o Governo Federal, todos os meses, eles irão realizar novas avaliações nas contas dessas pessoas. A ideia é verificar se todo mundo está atendendo todas as regras de entrada no benefício. Quem não estiver cumprindo tudo corre o sério risco de perder o recebimento desse programa. Então é importante prestar atenção.


É portanto um sistema muito semelhante ao que ocorria durante os pagamentos do Auxílio Emergencial no ano passado. A Dataprev passou a utilizar métodos mensais para analisar os dados de todos os usuários do programa em questão. A ideia, como agora, era verificar possíveis fraudes.


Segundo informações oficiais, algo em torno de 4 milhões de brasileiros foram perdendo o Auxílio Emergencial no decorrer do ano de 2021. Essa conta leva em consideração os cancelamentos realizados depois da análises não apenas da Dataprev, como também de outros órgãos como A Controladoria Geral da União (CGU).

Cartas começaram a serem enviadas

De acordo com o Ministério da Cidadania, a pasta já começou a enviar as cartas para as pessoas que foram selecionadas para o programa através dos Correios. Isso, aliás, estaria acontecendo desde a semana passada.


O Ministério informa que está enviando dois documentos. O primeiro mostra algumas informações básicas sobre o Auxílio Brasil. O segundo é um envelope com o cartão oficial do programa em questão.


Quem ainda não recebeu

Quem ainda não recebeu essa documentação não precisa se preocupar ainda. Pelo que se sabe, o Governo ainda está em processo de envio dessa documentação. Então é provável que mais pessoas recebam nos próximos dias.



Outra razão que pode explicar essa demora é a mudança de endereço sem aviso de atualização no Cadúnico. Para esses casos, há a chance de que o Governo tenha enviado a documentação para a casa antiga da família.


Calendário do Auxílio Brasil

Recentemente, a Caixa Econômica Federal divulgou oficialmente o calendário do Auxílio Brasil para este ano de 2022. Os pagamentos de janeiro começam já no próximo dia 18 para aqueles que possuem o  Número de Inscrição Social (NIS).


Pelas informações do calendário, dá para dizer que eles irão seguir com a máxima de pagar o benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. A base da divisão vai seguir sendo o final do Número de Inscrição Social (NIS). Pelo menos é isso o que se sabe até este momento. É importante seguir se informando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário