Breaking

12 de jul. de 2022

Veja como organizar suas finanças!




Investir em cripto é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos ao longo dos últimos anos. Entretanto, muitas pessoas acabam metendo os pés pelas mãos na ansiedade de ganhar dinheiro logo e não pensam em como organizar suas finanças antes de começar.

Flávia Jabur conversa com Junio Queiroz, especialista em Finanças Pessoais e Gestão de Riscos, sobre a importância de realizar uma boa gestão financeira e se organizar para poder realizar seus sonhos e construir um patrimônio para as próximas gerações.

Como dar os primeiros passos para organizar suas finanças?

É claro que podemos ser influenciados pelo meio em que vivemos, com diversas pessoas nos bombardeando por todos os lados e dizendo sempre que é necessário investir, poupar, construir patrimônios…

Mas, antes de sequer considerar investir seu dinheiro, você precisa se perguntar para que vai aplicá-lo. Pare e reflita.

Ter um objetivo é o primeiro passo para que você faça investimentos bem-sucedidos. Assim, é possível realizar uma análise da sua situação financeira atual e fazer um bom planejamento.

O segundo passo é realizar esse planejamento financeiro. Passe um pente fino e anote tudo o que você tiver, como bens (automóveis, imóveis, etc.), capital (quanto de dinheiro tem disponível), as suas despesas e dívidas (prestações, cartões de crédito, contas, etc.) e absolutamente tudo que seja importante para entender seus ganhos e gastos e o que pode ser destinado aos investimentos.

Essa análise minuciosa é essencial para que, quando os investimentos forem realizados, você não seja prejudicado ao utilizar dinheiro que poderia fazer falta.

Entenda que não é necessário juntar uma grande quantidade de dinheiro para começar a investir. Com um bom planejamento financeiro, você pode começar com pouco e, dando pequenos passos, ir construindo a sua carteira de forma diversificada conforme entende como o mercado funciona. Os criptoativos são uma ótima opção de baixo custo para começar.


Qual a importância de ter uma boa educação financeira?

Uma boa educação financeira é essencial para que você não perca dinheiro, tenha gastos desnecessários e não consiga juntar a quantia necessária para realizar seus planos de vida.

Quando você sabe organizar suas finanças e possui uma boa educação financeira, não precisará acabar enrolado em dívidas, pagando juros, pegando empréstimos e não conseguindo juntar dinheiro para realizar seus sonhos ou construir seu patrimônio para ter um futuro seguro, tanto para você quanto para sua família.

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem ser uma mão na roda no momento de você organizar suas finanças e montar seu planejamento financeiro. Temos desde planilhas até aplicativos e outros que serão grandes amigos no momento de dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Com o surgimento dos criptoativos, as formas de realizar investimentos se tornaram bem mais amplas e democráticas. Não é mais necessário ter um grande patrimônio, um negócio multimilionário, ganhar na loteria ou ter uma herança. Dentro das possibilidades de cada perfil de investidor, todos podem fazer parte do mundo dos investimentos!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário