Breaking

8 de ago. de 2022

Concurso SEDUC SP: Novos Concursos para até 45 mil vagas para Professores; Saiba Mais

 



Sem realizar um novo concurso SEDUC SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) para o cargo de professor PEB II há quase dez anos, a pasta avalia a possibilidade de promover novos certames para o cargo, para preenchimento de professores efetivos e temporários, de acordo com informações obtidas com exclusividade pelo JC Concursos. Segundo fontes do governo, o processo atualmente tramita internamente na Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo (Sefaz SP), em fase de análise técnica para avaliar o impacto orçamentário das novas contratações. 


Caso receba um parecer positivo, poderá ser efetivamente encaminhado  para  autorização por parte de Rodrigo Garcia. A previsão inicial de contratações na SEE SP é de uma oferta de nada menos do que 45.374 vagas de professores PEB II, sendo 5.310 para preenchimento efetivo e 40.064 para temporários, até 2023. Para concorrer à carreira é necessário possuir formação de nível superior, com licenciatura na respectiva área de interesse. 


A remuneração inicial  atualmente é de R$ 2.843,51. Porém, é importante ressaltar que as seleções estão em fase preliminar de estudos e ainda não há confirmação se poderão efetivamente ser autorizadas ainda em 2022.


A distribuição da possível oferta de vagas é a seguinte:

professor PEB II efetivos 30 horas - 5.310 vagas

professor PEB II temporários - 40.064 vagas


No caso dos professores temporários, a expectativa é de oportunidades para jornadas de 30 e 40 horas semanais, da seguinte forma:

professor PEB II temporário 30 horas - 33.561 vagas

professor PEB II temporário 40 horas - 6.503 vagas


Concurso SEE SP: carência de pessoal

A realização de um novo concurso SEE SP para o cargo de professor PEB II é considerada essencial para diminuir a grande necessidade de profissionais da área. Mesmo que a seleção seja autorizada com o quantitativo total em análise não deve suprir a carência  de servidores. De acordo com o último levantamento funcional, divulgado pelo estado em 30 de abril, a necessidade de professores PEB II efetivos é de nada menos do que 97.491 profissionais.  De um quadro total de 187.157 docentes, a pasta conta com apenas 89.666 postos preenchidos. 


Vale ressaltar que o levantamento diz respeito a dados coletados somente até 31 de dezembro de 2021. Desta forma, a necessidade funcional pode ser ainda maior, em decorrência de eventuais afastamentos, aposentadorias, exonerações e falecimentos ocorridos desde então.


Também é importante ressaltar que, somente no último ano, o quantitativo de vagas em aberto aumentou em 2.978. Acontece que no levantamento funcional anterior, divulgado em 30 de abril de 2021, a carreira contava com uma defasagem de 92.643 profissionais.


Concurso SEE SP: saiba como foi a última seleção

O último concurso SEE SP para professor PEB II, realizado em 2013, foi considerado o maior da história. Contou com nada menos do que 59 mil vagas, que foram disputadas por 322.700 candidatos. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).



A seleção contou com oportunidades de professor em todas as diretorias de ensino do estado, nas seguintes disciplinas:

artes,

biologia,

ciências físicas e biológicas,

educação física,

filosofia,

geografia,

história,

língua inglesa,

língua portuguesa,

língua espanhola,

matemática,

química,

sociologia e

educação especial

Os participantes foram submetidos a provas objetivas e dissertativas, abordando questões de conhecimentos pedagógicos e disciplinas específicas. Para a pontuação final também foram considerados títulos, com caráter apenas classificatório.


A parte objetiva contou com 80 questões, com temas sobre a formação básica do professor, comum a todas as disciplinas, e a formação específica, variando de acordo com a área. Já a parte dissertativa foi composta de duas questões, versando sobre conteúdo indicado na Resolução SE 52, de 2013.


Resumo 

SEE SP - Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Vagas: 45374

Taxa de inscrição: Não definido

Cargos: Professor PEB II

Áreas de Atuação: Educação

Escolaridade: Ensino Superior

Faixa de salário: De R$ 2843,00

Estados com Vagas: SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário