Várias publicações difundidas nas redes sociais alegam que Bill Gates, fundador da Microsoft, disse um dia numa conferência que a filha não pode casar com um homem pobre. Não existe, no entanto, qualquer registo que o empresário norte-americano alguma vez tenha dito esta frase e a própria Fundação Bill and Melinda Gates disse ao Observador que as afirmações foram falsamente atribuídas ao também filantropo.
Vamos então à história que se baseia numa permissa falso. O texto amplamente difundido sugere que o autor desta história foi alguém que esteve numa palestra em que um dos oradores era o fundador da Microsoft: “Há alguns anos, participei numa conferência nos EUA sobre investimento e finanças. Um dos oradores foi Bill Gates e na fase de perguntas e respostas fiz uma pergunta que fez toda a gente rir. Se ele, um dos homens mais ricos do mundo, pudesse permitir que a sua filha casasse com um homem pobre ou modesto?”.
A resposta de Bill Gates terá sido a seguinte: “Primeiro, entenda que riqueza não significa ter uma conta bancária com muito dinheiro. A riqueza é, acima de tudo, a capacidade de criar riqueza”. O corpo do texto aponta assim que o fundador da Microsoft não estaria a falar de riqueza monetária, ao contrário do que se poderá entender no título da publicação que diz: “A minha filha não vai casar com um pobre!” O texto é mal atribuído a Bill Gates, mas mesmo que fosse verdadeiro seria uma interpretação abusiva dizer — com base nesta resposta — que um dos homens mais ricos do mundo disse que a sua filha não poderia casar com um pobre. Até porque o autor não identificado desta citação diz que Bill Gates disse nessa alegada palestra que “a riqueza é antes de tudo um estado de espírito”.
Seja como for, não é possível encontrar qualquer registo deste discurso do fundador da Microsoft na internet, nem há notícias sobre o assunto em meios de comunicação de referência.
Fonte: https://observador.pt/factchecks/fact-check-bill-gates-disse-que-a-filha-nao-pode-casar-com-um-homem-pobre/
0 Comentários