Breaking

29 de mai. de 2017

Vale a pena fazer assinatura PAGA em sites que fazem intermediação de mão obra?

A seção Perguntas dos Leitores foi criada para tirar as dúvidas mais comuns dos nossos leitores.

Vale a pena fazer assinatura paga em sites que fazem intermediação de mão obra?

Essa com certeza é uma das perguntas que mais a gente recebe. O Primeiro ponto a se destacar, é que o problema não está nos serviços oferecidos por esses sites, mas no marketing deles, visto que eles dão a entender que o assinante vai conseguir entrevistas e consequentemente uma possível vaga de emprego.  Mas o serviço que realmente está sendo oferecido é o de ENTREGAR SEU CURRÍCULO. E isso eles fazem, até por que as empresas que contrataram esses serviços, e muitas com exclusividade, estão esperando os currículos para selecionar os melhores candidatos.

Essa falsa perspectiva que as pessoas criam de que vão fazer uma assinatura e automaticamente conseguir uma vaga é o que faz muitos comentar nas redes sociais de forma negativa sobre esses sites, principalmente os mais conhecidos. Um outro problema, que também gera muitas reclamações, é que o buscador desses sites mostram muitas vagas por relevância e não por ordem de data, fazendo com que muitos enviem currículos para vagas antigas. O ponto positivo que faz a assinatura um diferencial muito grande para quem entende como usa-la é que esses sites realizam uma quantidade incontável de novos processos seletivos para boas oportunidades de emprego com salários mais atrativos todos os dias nas mais diversas áreas. Uma outra vantagem é que a concorrência é menor, visto que, nem todos tem a assinatura do site. Já em um site que todos tem acesso gratuito a concorrência pela vaga pode ser de 4 a 5 vezes maior, ainda mais quando ela é divulgada nas redes sociais.

Então quando um site mostra uma vaga interessante na sua área, mas é exclusiva para assinantes, o que fazer? É bom analisar sempre se o seu currículo é qualificado para competir por ela, note que estamos dizendo qualificado para competir e não apenas para atender os requisitos básicos. Caso não seja, deve se pensar bem, principalmente se suas condições financeiras no momento não forem boas, ou se na sua análise o valor cobrado está alto. E também é bom deixar claro que muitos sites fazem o mesmo serviço de graça.

Ao optar por fazer uma assinatura tenha sempre em mente que NÃO há garantias de entrevistas, muito menos de emprego. Isso vai depender exclusivamente da qualidade do seu currículo em relação ao perfil, do candidato à vaga, que a empresa procura. O mercado de trabalho a cada ano fica mais competitivo. E os motivos são vários como crise econômica, desemprego crescente, maquinas e aplicativos substituindo mão de obra, aumento populacional e etc. Muitas vezes são dezenas ou até centenas de pessoas enviando o currículos para uma única vaga, conforme foi respondido na pergunta Por que envio currículos e as empresas não dão um retorno?

Enquanto procura um emprego, aproveite para se especializar em áreas que tem muita demanda, e é sempre importante estudar outros idiomas. Pois as vagas que normalmente ficam abertas o ano todo são aquelas para mão de obra específica. Recentemente uma vaga para secretária ficou meses em aberto por que a empresa queria alguém que falasse japonês. Tem Instituições, como Universidades e empresas ligadas a indústria, que ficam meses com processo seletivo sendo prorrogado por que não aparece pelo menos um candidato qualificado.

Resumo: Vale a pena no sentido de garantir que seu currículo vai ser entregue, principalmente por que muitas empresas que contratam o ano todo tem exclusividade com determinados sites, mas não crie ilusões, pois como qualquer seleção de emprego, são as suas qualificações profissionais que vão fazer a diferença em relação a empresa desejada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário