Breaking

27 de set. de 2016

Veja as áreas de atuação dos profissionais de pedagogia

O pedagogo é conhecido como o profissional que está presente somente em escolas atuando como educador, mas ele pode trabalhar em muitas áreas e instituições públicas e privadas. Atualmente, os cursos de pedagogia são mais abrangentes. Segundo as novas diretrizes do governo federal, o currículo dos cursos de hoje devem ser direcionados a formar professores para os níveis de Educação Infantil, Educação Fundamental I e para a área de gestão de instituições de ensino.

Anteriormente, durante três anos de curso, eram lecionadas as disciplinas voltadas para a educação como Filosofia, Sociologia e Psicologia, entre outras matérias, além de mais um ano de habilitação profissional com as disciplinas focadas em administração, que capacitavam o pedagogo a ser um gestor de escola. Mas, hoje, as questões de gestão permeiam todas as disciplinas do curso.

Entre as áreas em que o profissional de pedagogia pode trabalhar estão: ensino em escolas públicas e privadas (ministrar aulas da 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental), administração escolar (gerenciar materiais, financiamentos e recursos humanos), educação especial, orientação educacional (oferecer assistência aos estudantes com o uso de métodos psicológicos) e pedagogia empresarial (criar projetos educacionais, sociais e culturais para empresas).

Hoje, o mercado de trabalho para o pedagogo é vasto, no entanto apresenta desafios em relação ao índice de pessoas que pretendem ingressar nele. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média de salário nacional inicial de um pedagogo gira em torno de R$1.466,99.

A área de educação está em expansão por conta do crescimento demográfico, segundo informações do IBGE e as escolas da rede de ensino básico do Brasil precisam de mais educadores. E mais que isso: educadores com cursos de pós-graduação no currículo nas áreas de língua-portuguesa e redação, educação de jovens e adultos, libras, cultura e literatura, língua inglesa, educação inclusiva, gestão escolar e alfabetização.

Por fim, o pedagogo pode encontrar oportunidades em outras áreas como hospitais (na área de pedagogia hospitalar) ONGs (Organizações não governamentais) e empresas de educação à distância.
Fonte:domboscoead.com.br/pos-graduacao/noticia


Um comentário: