Breaking

20 de out. de 2016

Não seja Cúmplice! Motivos para nunca compartilharmos notícias duvidosas no Facebook

Em 2014 uma mulher foi espancada até a morte após site postar boato sobre sequestro e bruxaria (leia)No Facebook tem se tornado comum o compartilhamento de notícias falsas, e o pior é que muitos compartilham sabendo que no fundo não é verdade, mas se sentem livres de culpa por que foi um site ou blog que escreveu a matéria. Mas a verdade é que, o cúmplice também é culpado, se uma notícia parece duvidosa, e a pessoa compartilha sem checar a fonte, automaticamente ela se torna cúmplice de TODA MALDADE que essa MENTIRA pode causar, coisas como violência, desenfreada, sensacionalismo, bullying, suicídios, calúnias, difamações, injúrias, desrespeitos, e uma quantidade imensa de outros crimes cibernéticos e contra a honra.
Não seja cúmplice de pessoas inescrupulosas e sem caráter 
Mas um outro motivo muito forte para nunca se quer pensar em compartilhar uma notícia que no fundo você desconfia que é falsa, é que esses sites fabricam histórias que tocam em suas emoções, a fim de ganhar dinheiro. Muitas dessas notícias falsas geram quantidades imensas de dinheiro para pessoas inescrupulosas e sem caráter.  São histórias que promovem medo, raiva, desconfiança e indignação.  A internet tornou incrivelmente fácil para qualquer um agir como jornalista, sem nenhum preparo ou ética. As pessoas que postam essas histórias estão fazendo muito dinheiro por incitar emoções que são comuns a todo ser humano, querem desencadear o medo, indignação, humor mórbido,  raiva ou ódio, pois sabem que esses são elementos fundamentais para uma notícia falsa se tornar viral e ser compartilhada por milhares, ou até milhões de pessoas. Já outros são contratados para promover a agenda pessoal de alguém, principalmente assuntos políticos. Basicamente, essas mentiras só servem para tornar o mundo um lugar pior.  Alguns deles estão fazendo verdadeiras fortunas de dinheiro, se aproveitando da emoção de pessoas ingênuas. Para piorar a situação tem muitas pessoas que compartilham conscientemente só para ver o "circo pega fogo", muitas vezes para defender seu ponto de vista ou ideologia política, sem pensar nas consequências. 
Os usuários precisam urgentemente fazer a sua parte
    Muitos querem simplesmente que o Facebook resolva o problema, e a rede social realmente tem investido em novas ferramentas e filtros para combater sites de notícias falsas, mas a verdade é que nada vai adiantar se as pessoas não entenderem que não são inocentes de culpa quando compartilham mentiras. Tenha também em mente que quando se compartilha uma mentira para, por exemplo, provar que um político não presta ou é corrupto, você se torna automaticamente alguém sem escrúpulos ou ética. Em suma, toda vez que você compartilha uma dessas mensagens, só está ajudando a despertar emoções negativas, colocar dinheiro no bolso de um idiota, e provavelmente fazer com que pessoas inocentes sejam prejudicadas, em alguns casos levando a depressão e causando suicídios.  Não seja preguiçoso, não deixe alguém te usar para ganhar dinheiro - leva apenas um minuto para verificar se há notícia é falsa ou verdadeira antes de compartilhar!



Um comentário: