Breaking

16 de ago. de 2022

MEC abre mais de 4 mil vagas de cursos na educação infantil (com certificado). Saiba mais

O MEC está com cursos gratuitos para auxiliar professores e todos envolvidos na educação básica. As aulas são gratuitas e online.



O Ministério da Educação (MEC) está com quase 5 mil vagas destinadas aos professores do ensino médio. São cursos online e gratuitos, com foco na atualização desses profissionais. Todas as oportunidades têm relação com os desafios do mercado de trabalho.

A proposta é ajudar os profissionais da educação a estarem em constante capacitação. O modelo online permite que professores de todo o Brasil participem dos cursos.


Cursos do MEC

Os cursos são ministrados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. De acordo com o Ministério, todos os módulos apresentam as atualizações de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular para este ano.


Além dos professores podem participar também que é gestor da educação básica. Outro detalhe é que nesta edição, o MEC vai permitir que qualquer pessoa interessada participe dos cursos. Ou seja, a ideia é ampliar os conhecimentos para a comunidade escolar e também aos pais.


Dessa forma, os cursos gratuitos ajudam a reforçar a relação entre família e escola. A abordagem é da Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Isso quer dizer que todos podem aprender e ajudar as crianças, seja em casa ou nas escolas.


Ao final do curso, quem participar de todas as etapas e tiver um bom desempenho vai receber um certificado emitido pelo MEC.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma.


Confira abaixo a grade do curso:

Módulo 1 – Introdução

Módulo 2 – Aprendendo a ouvir

Módulo 3 – Conhecimento alfabético

Módulo 4 – Fluência

Módulo 5 – Vocabulário

Módulo 6 – Compreensão

Módulo 7 – Produção de escrita


MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou recentemente novas oportunidades para que interessados possam estudar para receber qualificação profissional. O processo é parte da plataforma Aprenda Mais, que é um ambiente virtual de aprendizagem que busca ampliar a oferta de capacitação para diversas áreas de conhecimento. Todos os cursos são online e gratuitos, e garantem certificado de conclusão no final dos estudos.

No geral, as opções oferecidas pela plataforma são para áreas de ensino como Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Informação e Comunicação, Segurança e Turismo. 


Cursos online gratuitos do MEC

Todos os cursos ofertados pelo MEC estão no formato Massive Open Online Course (MOOC), que é uma modalidade que permite que o aprendizado seja feito de uma forma mais acessível e flexível. Isso ocorre pelo fato das aulas serem gratuitas, e em plataformas que podem ser acessadas por qualquer um.

De acordo com o Ministério, a expectativa é que mais de 820 mil estudantes possam ser capacitados até 2025.

Cada curso do MEC possui determinada quantidade de módulos, bem como tempo de duração específicos. Assim, o estudante pode escolher a melhor opção para realizar seus estudos. Alguns dos cursos online gratuitos disponíveis para capacitação são:

História do Brasil;

Comunicação Empresarial;

Saúde Coletiva;

Estatística: conceitos e representações;

Lazer na Hotelaria;

Conservação Ambiental;

Segurança do Trabalho;

Bebidas: conceitos e tipos;

Inglês;

Espanhol;

Captação de Recursos;

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;

A arte de falar em público.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC

Para fazer a inscrição nos cursos do MEC, o interessado deve acessar a  plataforma  do Aprenda Mais, que está em manutenção, e fazer seu cadastro.

Feito isso, só é necessário ir até a página inicial e clicar na área de atuação mais compatível com o perfil do estudante, e verificar os cursos disponíveis. Logo depois, é preciso selecionar o curso desejado e conferir as informações, e por fim, finaliza-se a matrícula. A partir de então, já é possível começar a estudar.

Sobre o Aprenda Mais do MEC

O Aprenda Mais é uma plataforma do MEC desenvolvida para que o público possa fazer cursos online abertos e massivos. Todos possuem coordenação de servidores de instituições de ensino da Rede Federal, e oferecem capacitação na medida que é possível receber um certificado, caso o aluno atinja a nota mínima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário