O MEC está com cursos gratuitos para auxiliar professores e todos envolvidos na educação básica. As aulas são gratuitas e online.
O Ministério da Educação (MEC) está com quase 5 mil vagas destinadas aos professores do ensino médio. São cursos online e gratuitos, com foco na atualização desses profissionais. Todas as oportunidades têm relação com os desafios do mercado de trabalho.
A proposta é ajudar os profissionais da educação a estarem em constante capacitação. O modelo online permite que professores de todo o Brasil participem dos cursos.
Cursos do MEC
Os cursos são ministrados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. De acordo com o Ministério, todos os módulos apresentam as atualizações de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular para este ano.
Além dos professores podem participar também que é gestor da educação básica. Outro detalhe é que nesta edição, o MEC vai permitir que qualquer pessoa interessada participe dos cursos. Ou seja, a ideia é ampliar os conhecimentos para a comunidade escolar e também aos pais.
Dessa forma, os cursos gratuitos ajudam a reforçar a relação entre família e escola. A abordagem é da Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Isso quer dizer que todos podem aprender e ajudar as crianças, seja em casa ou nas escolas.
Ao final do curso, quem participar de todas as etapas e tiver um bom desempenho vai receber um certificado emitido pelo MEC.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma.
Confira abaixo a grade do curso:
Módulo 1 – Introdução
Módulo 2 – Aprendendo a ouvir
Módulo 3 – Conhecimento alfabético
Módulo 4 – Fluência
Módulo 5 – Vocabulário
Módulo 6 – Compreensão
Módulo 7 – Produção de escrita
MEC abre mais de 100 cursos online gratuitos; confira opções disponíveis
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou recentemente novas oportunidades para que interessados possam estudar para receber qualificação profissional. O processo é parte da plataforma Aprenda Mais, que é um ambiente virtual de aprendizagem que busca ampliar a oferta de capacitação para diversas áreas de conhecimento. Todos os cursos são online e gratuitos, e garantem certificado de conclusão no final dos estudos.
No geral, as opções oferecidas pela plataforma são para áreas de ensino como Ciências Humanas, Gestão e Negócios, Idiomas, Informação e Comunicação, Segurança e Turismo.
Cursos online gratuitos do MEC
Todos os cursos ofertados pelo MEC estão no formato Massive Open Online Course (MOOC), que é uma modalidade que permite que o aprendizado seja feito de uma forma mais acessível e flexível. Isso ocorre pelo fato das aulas serem gratuitas, e em plataformas que podem ser acessadas por qualquer um.
De acordo com o Ministério, a expectativa é que mais de 820 mil estudantes possam ser capacitados até 2025.
Cada curso do MEC possui determinada quantidade de módulos, bem como tempo de duração específicos. Assim, o estudante pode escolher a melhor opção para realizar seus estudos. Alguns dos cursos online gratuitos disponíveis para capacitação são:
História do Brasil;
Comunicação Empresarial;
Saúde Coletiva;
Estatística: conceitos e representações;
Lazer na Hotelaria;
Conservação Ambiental;
Segurança do Trabalho;
Bebidas: conceitos e tipos;
Inglês;
Espanhol;
Captação de Recursos;
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;
A arte de falar em público.
Como se inscrever nos cursos gratuitos do MEC
Para fazer a inscrição nos cursos do MEC, o interessado deve acessar a plataforma do Aprenda Mais, que está em manutenção, e fazer seu cadastro.
Feito isso, só é necessário ir até a página inicial e clicar na área de atuação mais compatível com o perfil do estudante, e verificar os cursos disponíveis. Logo depois, é preciso selecionar o curso desejado e conferir as informações, e por fim, finaliza-se a matrícula. A partir de então, já é possível começar a estudar.
Sobre o Aprenda Mais do MEC
O Aprenda Mais é uma plataforma do MEC desenvolvida para que o público possa fazer cursos online abertos e massivos. Todos possuem coordenação de servidores de instituições de ensino da Rede Federal, e oferecem capacitação na medida que é possível receber um certificado, caso o aluno atinja a nota mínima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário