Breaking

12 de jun. de 2016

LISTA de faculdades Particulares e Públicas que oferecem Mestrados, pós-graduação e especialização a Distância

Como fazer algo que requer da pessoa tempo para o estudo e ainda mais tempo para se fazer pesquisas de campo. Pois, um mestrando deve ter tempo para estas duas coisas se não quiser perder tempo ao invés de ganhar conhecimento. E para facilitar esta questão de tempo que o Ministério da Educação e Cultura já estuda a possibilidade de criar o Mestrado a Distância, uma chance para quem não pode deixar o mercado e também precisa seguir nos estudos.
Educação a Distância (EAD) vem crescendo exponencialmente no Brasil e ganhando destaque na educação de nível superior, tanto na graduação como na pós-graduação.
São centenas de universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem programas de pós-graduação, especialização e MBA. Existem também alguns programas de pós-graduação stricto sensu. Neste caso, o reconhecimento é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).



Conheças os tipos de pós-graduação EAD existentes e as instituições de ensino superior que oferecem este tipo de curso com reconhecimento do MEC!

Tipos de pós-graduação EAD


O mercado de trabalho exige cada vez mais que o profissional seja altamente qualificado e busque mais conhecimentos e habilidades para aumentar sua competitividade. Uma das maneiras de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no curso de graduação são as pós-graduações.

Muitos profissionais não têm tempo disponível para se deslocar regularmente até uma universidade para fazer uma especialização e uma ótima alternativa é investir em uma especialização EAD.

Conheça os dois tipos de pós-graduação oferecidos na modalidade a distância:

  • Stricto Sensu: trata-se de mestrado e doutorado, com duração média de 2 e 4 anos, respectivamente. É uma pós-graduação voltada à pesquisa e atuação acadêmica.
  • Lato Sensu: são especializações voltadas ao mercado de trabalho. Um exemplo delas é o Master Business Administration (MBA) e a duração mínima é de 360 horas, de acordo com o critério definido pelo MEC.
Nos dois casos, stricto sensu lato sensu, o aluno tem uma parte das atividades a distância, como aulas, videoconferências com professores, tutores e orientadores, materiais eletrônicos de consulta, chats e fóruns de discussão. Algumas atividades precisam ser feitas obrigatoriamente de forma presencial, nos polos de apoio da universidade, tais como provas, apresentação de monografias, teses e dissertações. Esses encontros presenciais são agendados com antecedência e o aluno pode programar melhor seus deslocamentos.

Vale lembrar que a titulação obtida em cursos de pós-graduação a distância reconhecidos pelo MEC (no caso das especializações e MBA) e pela Capes (no caso de mestrado e doutorado) vale tanto quanto a presencial.

Onde encontrar pós-graduação e MBA a distância?

Lato Sensu
Existem mais de 170 instituições de ensino superior públicas e privadas autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de especialização ou pós-graduação lato sensu a distância, incluindo MBAs. Conheça algumas das principais:
Algumas universidades privadas que oferecem especializações a distância
Universidades que oferecem MBA a distância
Conheça algumas universidades autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de MBA a distância:
Algumas universidades públicas que oferecem especializações a distância
Stricto Sensu
Quem autoriza, reconhece a avalia programas de pós-graduação stricto sensu presenciais e a distância é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes). Pela Universidade Aberta Brasileira, existem os seguintes cursos:
  • Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat)
  • Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
  • Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis)
  • Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes)
  • Administração Pública (ProfiAP)
  • Ensino de História (ProfHistória)

Graduações EAD reconhecidas pelo MEC

Pela lei brasileira, um diploma de graduação obtido em faculdade a distância reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial.
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos de graduação a distância:
Universidades Privadas:
Universidades Públicas:
Fonte: http://www.ead.com.br/





Um comentário: